quarta-feira, 12 de agosto de 2015

receita: Risoto 3 Queijos


Quem acompanha o blog há um tempinho, já sabe que aqui em casa o cozinheiro oficial de pratos salgados é o marido. A minha especialidade, são os doces! 
Mas de vez em quando, eu me arrisco também nos salgados. Como no último fim de semana...
Fui pra cozinha e saiu uma delícia, que resolvi dividir a receita com vocês.
A minha escolha foi risoto. 
Risoto de queijo.

=)




 Eu amo risoto! 
Não só porque é a especialidade do marido aqui em casa. Mas porque eu também adoro arroz. Um arrozinho bem soltinho e bem temperado, tem meu respeito!
E dias atrás, fomos em um restaurante que comemos um risoto de queijo provolone que estava muito bom. Nunca tinha comido risoto de queijo até aquele dia, e adorei.
Então, no fim de semana tentei repetir em casa esta receita que gostei tanto, mas claro dando uma adaptada aos ingredientes que já tinha aqui.



Comecei colocando 1 xícara de arroz arbório, de molho em 2 xícaras de água quente com 1 caldo de carne. 
(Copiei esta dica do marido, que sempre faz isso quando cozinha risotos. Ele deixa o arroz de molho na água quente enquanto vai picando os temperos e refogando a carne. Assim diminui o tempo de cozimento depois.)
E numa outra panela refoguei 1 cabeça de alho picada (sim eu amo alho e não economizo rsrs, mas pode deixar a quantidade à gosto) + 1 cebola picada + meio pimentão picado (fica à gosto) + azeite + sal e pimenta à gosto.
Com o refogado no ponto, juntei o arroz com a água e tudo, e deixei cozinhar.
Acertei o tempero com mais um pacotinho de sazón de alecrim (que adoro), e mais 1 xícara de água quente. 
O arroz arbório não segue a medida clássica de 1 xícara de arroz para 2 de água. Ele absorve mais água, é mais cremoso, então o certo é ficar de olho e ir colocando mais água caso necessário. E é legal também quando for colocar mais água, usar água quente pra não desacelerar o cozimento.
Com o arroz cozido, juntei o queijo. Usei 3 tipos de queijos que tinha em casa, piquei um pouco de cada e juntei ao arroz mexendo até derreter. 
Pra finalizar, coloquei uma caixa de molho 4 queijos (que também poderia ser molho branco ou creme de leite), e temperinho verde.




Aí é só arrumar a mesa, separar um bom vinho pra acompanhar e servir.
Por aqui agradou bastante.
Espero que gostem...


Bon Appetit!


^_^


5 comentários:

  1. Menina...que loucura! Amei!!! A foto com os ingredientes está maravilhosa, pois vemos as ervas fresquinhas, um luxo! Queria provar um tiquinho!!!
    Beijos
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  2. Na verdade eu queria um prato bem cheio de risoto (que faz tempo que não faço por aqui), mas sou educada...então vale um tiquinho, hehehe!

    ResponderExcluir
  3. Nossa a cara tá ótima, o gosto deve estar tbm kkk
    http://voceprecisadecor.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Uma curiosidade, está panelas são de cerâmica? Você poderia falar delas em um post? Elas são boas para cozinhar? Estou para comprar e fico na dúvida. Este risoto deve ter ficado uma delícia. Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, são de cerâmica sim.
      Assim que der vou fazer um post falando mais delas... Mas são muito boas.
      Bjos

      Excluir