segunda-feira, 23 de junho de 2014

Passeio em Rio dos Cedros - Parte 1

Uma das coisas que sempre quis fazer na vida, era pegar um fim de semana ou feriado, e passar bem longe da agitação da cidade grande. Ir pra um lugar calmo, tranquilo, de preferência frio, numa cabana com lareira... Poder passar uns dias assim, era um sonho simples que sempre quis realizar.
E neste último feriado (19/06), eu consegui!
Na verdade, eu já havia programado este passeio desde o início do ano. Já tinha feito as reservas na pousada e me organizado junto com marido pra este dia. Que além de podermos aproveitar que era feriadão, ainda era nosso aniversário de casamento. Então foi tudo perfeito!
Tirei muitas fotos. Do passeio, do lugar, da pousada...  Então vou dividir em dois posts.
Começando do início da viagem...

=)

A pousada que escolhi, fiquei conhecendo pela tv, num programa que dava dicas de roteiros de inverno. E fica em Rio dos Cedros - SC, na região dos lagos.
Mas saindo da minha cidade, passamos antes por mais umas duas cidades antes de chegar lá, e uma delas é Pomerode. Que acho uma cidade super charmosa, tipicamente alemã com culinária e arquiteturas típicas.
Então, decidimos sair de casa de manhã e almoçar em Pomerode, para conhecer mais da cidade.
E o local escolhido foi a Pousada Rural Mundo Antigo, que também tem restaurante aberto ao público nos fins de semanas e feriados.
O lugar é liiiindo. As cabanas da pousada parecem casinhas saídas de um livro de história infantil.
E o restaurante serve um buffet recheado de comida típica alemã, como marreco recheado, nhoque de batata doce, chucrute e salsichão...

Mas o que me ganhou de verdade, foi a paisagem.
Realmente muito lindo o lugar!

Almoçamos e seguimos viagem rumo ao nosso destino, Rio dos Cedros.
Assim que saímos do centro da cidade, logo começa a estrada de chão e segue assim até a pousada.
O caminho é lindo demais! E como o próprio nome já diz, Região dos Lagos, seguimos a estrada toda contornando vários lagos. Além de subir uma mini serra, também em estrada de terra cheia de curvas e paisagens lindíssimas. Muito legal.

No caminho encontramos esta ponte antiga de madeira.
Achei lindaaaa.

O estilo dela me lembrou muito do filme As Pontes de Madison, rsrs.
Super charmosa...

E seguimos nosso caminho contornando os lagos...
Lindo!

Depois de um tempo na estrada, serra acima e mato adentro, não vemos muita civilização rsrs.
Queríamos parar e tomar um café e nada... Só tinha algumas casas, nada de comércio.
Até que de repente uma placa indicava uma feirinha comunitária. Paramos ali pra conhecer e compramos bolachas caseiras. Todos os produtos na feirinha são feitos pelos moradores do local. Bem  simples, e bem legal.

E alguns minutos de estrada depois... Chegamos ao nosso destino:
Pousada Parador da Montanha.
Aquela casinha pequena, escondida no meio do mato à esquerda da foto, era a nossa cabana.
=)

A entrada da pousada...
Tudo bem rústico feito com madeiras,  pedras e materiais reciclados pelos próprios donos do local, que também são eles mesmos quem atendem na pousada. Pelo que percebi não há funcionários, são os proprietários que fazem desde as refeições, o atendimento e até o serviço de quarto. Achei este o diferencial da pousada. O atendimento mais informal, direto com os donos do local deixa tudo mais íntimo familiar.
Na verdade a sensação não é de estar chegando em um hotel, é de estar chegando de visita na casa deles. Eles te fazem se sentir em casa mesmo.
E tem os cachorros, são cinco labradores (igual ao Marley) que ficam soltos pela pousada, em total harmonia e convivência com os hóspedes.

Preenchemos nossa ficha de entrada, e pegamos a chave da nossa cabana.
Gente, sem explicação do que são essas cabanas!
 Delicada e rústica ao mesmo tempo. Um charme em cada detalhe...

A pousada possui quartos que ficam na parte superior do restaurante, e mais três cabanas.
A do lago, que tem uma das paredes toda de vidro, com uma vista única para o lago.
A cabana da árvore, que fica no alto de uma árvore, parece casinha de criança também, muito linda.
E a cabana arquitetura, que é esta que eu escolhi. Optei por ela, pela aparência de casinha de história infantil, e também por ser um pouco maior que as outras.
AQUI no site da pousada tem fotos de todas as cabanas e quartos também.

Alguns detalhes da cabana... Amei a ideia de usar garrafas como castiçais!

Tudo nesta cabana me encantou. Mas a cama me ganhou fácil, de cara!
Além de super gigante ainda tem uma cabeceira que lembra a minha! rs
E um dossel que estou pensando em copiar aqui em casa...
E tudo bem rústico, toda em madeira de demolição e troncos de árvores caídas.
E a lareira bem ao pé da cama?!! Perfeito.

Esta cabana que ficamos, possui duas banheiras.
Uma dentro do quarto, e outra na varanda...

E tudo com vista para o lago...
Esta interna tem as laterais e o teto de vidro.
Super linda.

E na varanda da cabana, outra banheira, uma mesinha e uma rede pra relaxar com vista pro lago...

E nosso pacote, entre outras coisas, ainda incluía vinho e chocolate... Precisa mais???
Sério, me senti num cenário de filme romântico. hehehe...

As diárias na pousada incluem todas as refeições.
Café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar.
Tudo servido no restaurante, com as lareiras acesas, e bem caprichado.

E se enjoar de ficar só na cabana, dá pra pegar um livro na biblioteca da pousada, um cobertor que sempre fica á disposição sob os sofás, e praticar a preguiça pegando um solzinho ao lado da lareira e olhando o lago.

E o passeio estava só começando!
Já volto com a segunda parte...

^___^

1. Que lindooooo!!! Parece cabana de filme mesmo, e pensar que é tão pertinho aqui da minha casinha rsrsrs

1. Vale a muito a pena ir conhecer... Realmente muito lindo!
      Bjos

2. Nossa, que delicia Queti, eu já morro de vontade de conhecer SC e com os lugares que vc mostra então, só aumenta a minha vontade!
    Lindo demais...

1. Heheheh... Obrigada.
      Venha conhecer mesmo. Vale a pena!
      Bjos

3. Que lugar maravilhoso!!! Um passeio muito romântico para curtir a dois. Realmente a ponte lembra o filme. Parabéns pelo niver de casamento!! Bjo

1. Obrigada.
      Nooosssaaa, eu AMO este filme. É um dos meus favoritos. Imagina minha alegria ao passar nesta ponte heheheh.
      Bjos ^_^

4. Que lugar lindo!!! Adorei e fiquei morrendo de vontade de conhecer! rsrs. Parabéns pelo aniversário de casamento :)

5. Que lindeza de lugar!!! apaixonei!!!! Parabéns pelo nyver de casamento!!!!. Deixa eu confessar aqui: fico esperando toda semana pelos seus post!!! Adoroooooooooo!!!!!! to ansiosa pela continuação da viagem!!! vou colocar esse lugar na minha lista de desejos!!! amei!!!! bjocassss

1. Obrigada! =)
      Eu tbm estava vendo esses dias um post seu sobre uma viagem, e o lugar é belíssimo tbm. Eu amo viajar, conhecer lugares diferentes, e estou acompanhando suas dicas lá no blog sobre a viagem rsrs...
      Já coloquei tbm a segunda parte do post. ;)
      Bjos

6. Me apaixonei por esse lugar! Se vcs não estivessem nas fotos ,seria difícil acreditar que ele existe,ainda mais que é tão pertinho!!! A ponte de madeira é linda ,já tinha visto também na Tv!!! E a primeira pousada em Pomerode também é muito linda!!! Pelo visto estava frio e deu pra estrear as comprinhas de Brusque né? *-*

7. Parabéns pelo aniversário de casamento! Parabéns pelo lugar lindo! Parabéns pelas fotos! E obrigada por compartilhar! Gostei tanto deste lugar, que mostrei por meu filho e marido. Quero poder um dia fazer minha segunda lua de mel neste lugar encantador, tenho 27 anos de casada, sou muito feliz com meu marido e mesmo com 27 anos de casado ainda estamos em lua de mel...rsrsrsrs ainda trocamos bilhetes de amor...outro dia ele foi ao jardim e colheu uma rosa e veio na cozinha me entregar com uma declaração de amor! Então para completar e para um dia comemorar a nossa felicidade, quero passar uns dias neste lugar que vc me apresentou, muito obrigada por isso! Desejo toda felicidade a vcs, e que dure para sempre, vcs formam um casal lindo! Deus abençoe grandemente! beijos
    ah....sempre olho tudo aqui no seu blog, mas é a primeira vez que comento! Não poderia deixar de comentar!

8. Queti q lugar maravilhoso...e q vontade de ir num lugar desses...estou programando uma viagem ao Brasil se xDeus quiser, e se der tempo escolheria um lugar assim p estar visitando