segunda-feira, 22 de junho de 2015

Fim de Semana 25: Passeio, Serra do Rio do Rastro

Neste fim de semana resolvemos fazer algo diferente, sair da rotina e fazer algo que há tempos estávamos querendo, subir a serra (literalmente)...

Então na sexta de manhã pegamos a estrada, e por volta de 4 horas depois, chegamos a tão esperada, exuberante e incrível serra do rio do rastro.

A Serra do Rio do Rastro é um dos principais cartões postais de Santa Catarina.
Está localizada entre os municípios de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, fazendo a ligação entre o litoral e a serra catarinense. Ela está a pouco mais de 60 km de distância de BR-101, para quem vem do litoral, e a 50 km de São Joaquim, para quem está na serra.
A estrada ao longo da serra tem 12 km e o piso é de concreto na maior parte do trajeto. Ao todo são 284 curvas, nos mais variados ângulos e inclinações, na encostra de paredões e na beira de abismos muito altos. A pista é bem estreita e é praticamente impossível fazer qualquer tipo de ultrapassagem.
Descer ou subir a serra requer muita atenção e, principalmente, um carro em boas condições. É preciso ir muito devagar, pois há várias curvas muito fechadas que impedem o motorista de ver se está vindo carro na direção oposta. Ao longo do trajeto há alguns mirantes, onde é possível estacionar o carro e sair para curtir o visual. A maioria desses mirantes está no sentido de quem sobe a serra. Há algumas cascatas pelo caminho e é comum encontrar pedras pela pista. Em dias de neblina muito forte, a estrada pode ficar fechada por um tempo.

Esta foto é uma vista aérea da serra.
É um painel que fica bem em frente ao mirante.

Mas ela vista ao vivo, é magnífica!
Cada curva é um suspiro, uma nova paisagem...
Confesso que achava que ia dar um medinho na hora que passássemos por ela, mas não deu não. O lugar é um atrativo turístico, e é lindo demais. Então todo mundo que vai passando ali, vai bem devagar, tirando fotos, e respeitando muito os outros carros e caminhões que passam por ali também.
Então achei super tranquilo, e a beleza da paisagem me fez esquecer completamente o medo.

Tivemos sorte de pegar um dia de céu azul e com ótima visibilidade. Não é raro encontrar a serra totalmente envolta em neblina, toda branca e linda também. Mas pra quem vai conhecer, e subir pela primeira vez, um dia de céu azul e serra toda visível, é um privilégio!

Muitas curvas depois, chegamos ao topo da serra, e no mirante mais alto.
Onde dá pra ter uma visão panorâmica e deslumbrante da serra toda, e também de alguns cânions mais próximos.

Vista incrível!
Com céu claro e tempo bom como estava neste dia, dando zoom na câmera dava pra ver até o mar.
E a imensidão de verde e montanhas em volta... Obras perfeitas de Deus!

Lá em cima encontramos também com um amiguinho bem simpático, o Quati.
Eles ficam por ali interagindo com os turistas, principalmente em busca de comida, como pinhão, que vende numa das barraquinhas lá em cima.
Ahh, e o clima nas alturas também muda completamente. Já na subida percebemos a mudança brusca de temperatura. Começamos a subida com o termômetro do carro marcando 15 graus, e conforme subíamos ela ia caindo, até chegarmos lá em cima estava marcando 5 graus.
E naquela mesma noite pelo programa do celular, chegou a marcar -1, com sensação térmica de -3.
Muito frio!

Esta região já é bem conhecida por registrar recordes de baixa temperatura nesta época, e atrai muitos turistas em busca de frio e da neve, mais frequente nos meses de julho. Na semana anterior a que viajamos, deu -7 graus, com sensação térmica de -20 graus... Pense no frio!!!
Isso que o inverno nem tinha começado ainda rsrs...

Bom que lá em cima, em frente ao mirante da serra, tem uma cafeteria muito boa.
Ótima pedida pra um chocolate quente!

Depois da pausa pro café, seguimos rumo ao nosso hotel.
Que ficava bem ao lado da cafeteria, em frente ao mirante da serra, bem no topo da serra do rio do rastro.

Portal de entrada ao hotel.

Vista linda de toda estrutura logo na chegada.

Chegamos e fomos na recepção fazer o chek in. E antes de qualquer coisa nos oferecem um chocolate quente... E que delícia! Super cremoso e forte. Confesso que nos dias que ficamos ali, fui várias vezes na recepção só pra tomar mais daquele chocolate delícia rsrsr...

Feito o registro, nos apresentam o hotel e nos levam ao nosso chalé.
Que por sinal já estava quentinho, com a lareira acesa!
Neste chalé que ficamos estavam estreando uma nova lareira, substituindo a antiga a lenha, esta nova é a base de pallets, mais sustentável e ecológica.
Olhando desatento parecia um aquecedor, mas tinha fogo de verdade lá dentro, aquecia bem mais que a lareira a lenha, e não deixava cheiro de fumaça no quarto. Bem legal!

Logo foi servido o café da tarde no restaurante, também ao lado da lareira e super quentinho.
Dava até um choque térmico ao entrar e sair pra fora depois, por causa do frio.
E depois do café, fomos conhecer um
 pouco mais do hotel.

Mas isto é  assunto pra outro post...
Pra não ficar muito longo dividi em duas partes, e logo eu volto com a segunda.