terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Air Fryer - Fritadeira sem Óleo



O novo brinquedinho favorito aqui de casa é a tal da fritadeira sem óleo.
Já fazia um tempinho que eu estava de olho numa dessas, mas sempre ficava em dúvida se realmente era boa, se realmente valia o investimento.
Aí na semana passada uma loja fez liquidação, e esta da Mondial estava por 299,00 bem abaixo do preço que já vi por aí, aproveitei e agora aqui em casa a vida na cozinha ficou bem mais fácil rsrs...

=)



A estréia foi com nuggets e batata sorriso. 
Suuuper aprovado!



A batata fica perfeita! Muito melhor do que no forno, como eu costumava fazer, e bem mais sequinha e saudável do que frita.
Fica crocante por fora e macia por dentro.
 Muito, muito boa mesmo!
Detalhe que, coloquei meio pacote de batatas direto do congelador para a máquina, no manual diz que é bom tirar um pouco antes do freezer pra descongelar, mas a pressa não permitiu e foi congelado mesmo rsrs, e mesmo assim ficaram perfeitas!
Além do que demorou beeem menos do que no forno, é só selecionar o tempo indicado e na metade dele abrir a cestinha e dar uma sacudida pra assar uniforme.



Os nuggets também ficaram ótimos!
Como as batatas, bem melhor que assados no forno, e melhor do que fritos também por ficar mais sequinho e mais saudável. 
Crocante por fora e macio e molhadinho por dentro.
Muito bom!



E a outra receita que fiz, foi frango pro nosso almoço de domingo.
Vi algumas dica na internet para colocar um papel alumínio no fundo da fritadeira para ficar mais suculento, e adiantar o processo... Mas colocando o frango direto na cestinha a gordura vai cair para a base e não vai ficar em contato com a carne. Então tentei assim mesmo e também deu super certo. A gordura fica toda no fundo sem contato com o alimento.
Coloquei o frango temperado e descongelado na fritadeira pré-aquecida, selecionei o tempo de 30 minutos (um pouco a mais do que indica na máquina) em temperatura de 180º. Na metade do tempo abri a fritadeira e mexi um pouco para assar dos dois lados. Quando o timer apitou estava com aparência bem boa já, mas abrindo um pouco com o garfo dava pra ver que por dentro ainda estava meio cru. Então voltei o timer e deixei mais uns 10 minutos. Aí sim, como na foto acima, estavam prontos. 
Douradinhos, crocantes e gostosos.

Minha opinião:
Com certeza a Air Fryer é uma revolução na cozinha, e deixa a vida bem mais prática. 
Prepara os alimentos bem mais rápido do que assados, e de forma mais saudável do que fritos em óleo. Muito prática de lavar também, e pela variedade de receitas que dá pra preparar, tem um ótimo custo x benefício.
Agora, sejamos sinceros, se eu quiser comer frango frito, crocante, daqueles que fazem barulhinho na hora de mastigar rsrs, eu com certeza vou fazer na frigideira com óleo normal. Assim como outros alimentos, como o pastel. Ainda não fiz na air fryer, mas pelo que vi por aí, é outro que não fica nem de longe parecido com o frito no óleo. 
Então, vale a pena?
Vale sim! E muito!
Mas para preparar alimentos que fiquem parecendo fritos, e melhor que assados no forno. Eu com certeza vou usar muito aqui em casa. Aliás já estou usando e amando!
Fica diferente do frito, e diferente também do assado. Fica entre os dois. 
Mas com certeza muito bom!


^___^


10 comentários:

  1. To doidinha por uma tbm. Esperando uma promoção rsrsrs bju

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma da mesma marca que essa, só que um modelo mais antigo. Gosto dela, mas é como vc disse, não fica igual o frito no óleo, pastel fica horrível comi na casa de uma amiga. Coxinha, rissoles também fica ruim. Fiz rabanada e também não deu certo.
    Mas... nuggets, batatas, calabresa, filé de peixe, almôndegas... tudo isso fica ótimo. E o melhor pra mim é não sujar fogão, nem azulejo, nem deixar fumaça e cheiro ir para as roupas na área de serviço!
    Pra mim que moro num apto pequeno, fritura no modo convencional não rola mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Queti,

    Hoje mesmo estava pesquisando sobre essas máquinas. To loca pra comprar uma...Valeu pela resenha sobre as delicias que vc fez na sua.

    bjus

    ResponderExcluir
  4. Ela é mt boa msm tenho a quase 2 anos e é da mondial tb...olha faço aqui tudo nela e fica td perfeito incluindo pastéis e o frango aqui fica crocante igual...no começo tb tinha dificuldades agr ñ mais...tem um site e pag no face propria pra ela e la tm um monte d receitas e dicas...tem o blog fritadeira sem óleo q é excelente...do Mauricio Rodrigues...da uma olhadinha...espero ter ajudado...bjs😘

    ResponderExcluir
  5. Oii!
    Esse é um negócio que quero ter no futuro!
    Como ainda faltam muitas coisinhas aqui em casa, não está na lista de prioridades, mas daqui um tempo, quando acabar de comprar o essencial, vou ficar de olho nos preços e comprar uma pra mim :)
    Beijos

    decorandoetal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Hum! ótima promoção, metade do preço, também estou querendo uma. Bjim.

    ResponderExcluir
  7. Ja me preparando para investir em uma dessas! Depois posta ai se teve muita alteração na conta de energia rsrs!!
    bjsss
    http://dancadoventrebellymaniacas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu quero muito uma dessa, mas nunca tive coragem de comprar porque já vi depoimentos bem negativos sobre ela. Seu post me encorajou novamente, pois tudo parece tão prático e bonito. Valeu! Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Queti!
    É uma mão na roda na hora de cozinhar né? Minha mãe tem e amou... e eu estou providenciando uma, pode ser que assim eu me anime ir para cozinha mais vezes, rsrs
    Beijos!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
  10. Ah, que legal!!!!
    Eu até passei por uma dia desses na loja, mas como tô sempre correndo nem prestei muita atenção......
    Odeio fritura e amamos batata e polenta frita....=P
    Acho que ela vai resolver todos os problemas!!!!
    Adorei este post, como aliás, todos os outros.
    Que este novo ano seja ainda mais doce e mais feliz prá vocês!!!!!
    Beijinho!!!!
    =^.^=

    silvia-eosgatos.blogspot.com

    ResponderExcluir